Conteúdos a serem estudados:
- Espaço Industrial;
- Processo de Urbanização;
Obra de arte e o contexto socieconômico
Tarsila do Amaral,Operários 1933.
A Localização industrial
A industrialização moderna ocorrida no século XIX na Europa, Estados Unidos e no Japão, os custos de transportes eram extremamente elevados.O carvão mineral representava a fonte de energia básica tanto nas indústrias de base de consumo,que produzem manufaturados para o mercado consumidor. A grande demanda e o peso ,porém dificultavam e encareciam o seu transporte. Durante a primeira metade do século XX, entretanto, o carvão foi perdendo o domínio que exercia sobre o suprimento energético industrial. O petróleo, gás natural e a eletricidade, com maior potencial energético e custos de transportes são muitos menores, passaram a serem amplamente usados como fonte de força motriz ou de energia térmica.
As novas empresas e os setores industriais em ascensão beneficiaram-se do ambiente industrial criado pelas indústrias já estaladas: mercado consumidor, força de trabalho, rede ferroviárias e serviço.Essa dinâmica de crescimento é conhecida pela expressão economia de aglomeração.Como o surgimento eficaz de energia e matéria-prima, novos fatores, como mão de obra e proximidade de mercados para absorver a produção industrial,ganharam importância.As áreas urbanas,com melhor infraestrutura,vias de circulação e meios de transportes para escoamento dos produtos e recebimentos de matérias-prima, passam a ser novos centros de atração para atividade industrial.
Atualmente, muitas indústrias preferem fugir das regiões industriais tradicionais em razão da deseconomia de aglomeração , que começa a se manifestar quando a concentração fabril atinge um ponto crítico. Nas regiões industriais tradicionais, a força de trabalho criou sindicatos combatíveis que, ao longo de décadas, impuseram padrões salariais e normais trabalhistas rígidas, limitadas a liberdade econômica dos empresários; a elevada densidade demográfica e a intensa disputa pelos os terrenos provocam aumento considerável dos preços de terras; o crescimento das cidades industriais gerou ampliação dos impostos municipais e dos custos dos serviços públicos de transportes, comunicações e energia; grandes congestionamento, poluição do ar e violência urbana começaram afugentar executivos e assalariados de alto nível.
Acesse os seguintes sites para estudos e realização das atividades.
PROCESSO DE URBANIZAÇÃO
Ao trabalharmos o impacto da industrialização sobre a urbanização destacamos algumas mudanças estruturais no papel e na estruturação do espaço interno das cidades. Essa produção social das formas espaciais é ao mesmo tempo manifestação e condição de estágio de desenvolvimento das forças produtivas sob o capitalismo. Nesta perspectiva, estamos falando do espaço como concretização-materialização do modo de produção determinante ,no caso o capitalismo, e a cidade como uma manifestação desta concretização.
Os espaços não são apenas urbanos; existem a cidade e o campo. O modo de produção não produz cidades de um lado e campo de outro, mas ao contrário ,está produção compreende uma totalidade, com uma articulação intensa entre estes dois espaços.
A cidade é, particularmente, o lugar onde se reúnem as melhores condições para o desenvolvimento do capitalismo. O seu caráter de concentração, de densidade, viabiliza a realização com maior rapidez do ciclo do capital, ou seja, diminui o tempo entre o primeiro investimento necessário à realização de uma determinada produção e o consumo do produto. A cidade reúne qualitativa e quantitativamente as condições necessárias ao desenvolvimento do capitalismo, e por isso ocupa o papel de comando na divisão social do trabalho.
Não vamos cair na confusão de identificar a cidade com o capitalismo, porque este modo de produção também está no campo e só é possível de se reproduzir através do aumento da articulação entre a cidade e o campo. A cidade é o lugar onde se concentram a força de trabalho e os meios necessários à produção em larga escala, a industrial e, portanto é o lugar da gestão, das decisões que orientam o desenvolvimento do próprio modo de produção, comandando a divisão territorial do trabalho e articulando a ligação entre as cidades da rede urbana e entre as cidades e o campo.Determina o papel do campo neste processo, e estimula a constituição da rede urbana.
SPOSITO,M. E. B. Capitalismo e urbanização.São Paulo:Contexto, 1988.p.64(Repensando a geografia)
Acesse os seguintes links e vídeos para estudos e realização das atividades
http://www.brasilescola.com/geografia/urbanizacao-mundo.htm
http://www.brasilescola.com/geografia/as-megacidades-dos-paises-pobres.htm
http://www.brasilescola.com/geografia/conurbacao.htm
ASSISTA AO VÍDEO
ATIVIDADE
( Para realizar a atividade você deverá pesquisar nos links e assistir os videos , copie as perguntas e responda no caderno que deverá ser corrigido na sala de Ciências humanas pelo o professor. Siga o modelo abaixo)
Centro Estadual Educação de Jovens e Adultos ( CEEJA) Votorantim .
Aluno:___________________________Passaporte nº_______________
Atividade Roteiro Digital Geografia
Unidade 7
1-Observe a tela de Tarsila do Amaral e responda:
A obra nos dá pistas sobre alterações que as indústrias trazem à paisagem e sobre algumas características étnicas e de gêneros dos operários. Comente esses aspectos da imagem.
2- Analise o mapa "Indústria de ponta"
Em quais regiões do mundo se concentram as principais áreas de inovações científica e tecnológicas?
3- De acordo com o vídeo industrialização responda:
Quais foram as principais características que marcaram a I e II Revolução Industrial ?
4- Em que década as novas tecnologias da informação difundiram-se amplamente?
5-De acordo com o vídeo urbanização responda:
O que é urbanização? E como ela ocorreu?
6-Por que no Brasil a urbanização foi lenta e demorou mais tempo para se concretizar?
7- Relate em poucas palavras o que você aprendeu na Unidade 7 .
UNIDADE 8
Conteúdos a serem estudados:
O agronegócio é formado por um conjunto de atividades interdependentes que têm em seu centro a agropecuária. Num dos pólos dessas atividades estão os fornecedores de máquinas, equipamentos e insumos agrícolas e, no outro, as atividades de processamento industrial, de distribuição e serviços.
Dessa forma, estão articulados três setores de atividade econômica: primário (agropecuária e extração vegetal), secundário (indústria) e terciário (distribuição e comercialização.
Nas últimas décadas , o Brasil transformou-se em um dos maiores produtores e fornecedores de alimentos e fibras para o mundo.A participação crescente no mercado mundial de produtos agrícolas é resultado de uma combinação de fatores como: o avanço das terras cultivadas sobre as áreas com cobertura vegetal natural chamada de fronteiras agrícolas.
Acesse os links :
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/agronegocio-atividade-alavanca-exportacoes-do-brasil.htm.
http://www.mds.gov.br/falemds/perguntas-frequentes/bolsa-familia/programas-complementares/beneficiario/agricultura-familiar
http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/setores-da-economia/agronegocio
Veja ao vídeo:
http://www.brasilescola.com/brasil/o-potencial-nordeste.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_da_Regi%C3%A3o_geoecon%C3%B4mica_Nordeste_do_Brasil
Jogos educativos: Acesse os link e teste suas habilidades.
http://www.sogeografia.com.br/Jogos/
http://www.jogos-geograficos.com/jogos-geografia-Estados-do-Brasil-_pageid41.html
Assista aos vídeos sobre: O Rio São Francisco
ATIVIDADE ROTEIRO DIGITAL GEOGRAFIA
UNIDADE 8
1- De acordo com os vídeos sobres o Rio São Francisco responda:
a) Cite os estados que são banhados pelo o Velho Chico?
b) Argumente os pontos positivos e os negativos sobre a transposição do Rio São Francisco?
2-O Agronegócio tem como base três setores de atividades econômicas .Cite-os:
3-Atualmente a Região Nordeste está atraíndo várias empresas para a região.Essa migração se deve a vários fatores tais como:
4-A Região Nordeste é rica em recursos minerais.Os destaque são para o petróleo e o gás natural.
( ) certo ( ) errado
5-Qual é a área de transição da Região Nordeste ?
6- Relate em poucas palavras o que você aprendeu na Unidade 8.
UNIDADE 9
Conteúdos a serem estudados:
A sigla BRIC, formada pela junção das iniciais do Brasil,da Rússia , da Índia e da China, foi empregada pela primeira vez em 2003, em estudo realizado pela empresa Goldman Sachs que analisava as tendências econômicas globais até 2050. De acordo com esse estudo, essas quatro potências emergentes estaria destinadas a ingressar no seleto grupo das principais economias mundiais, devido à força de seus recursos naturais,humanos e estratégicos .Afinal, juntos os quatros países ocupam cerca de 20% das terras emersas, abrigam 40% da população e detêm 15% do PIB do planeta.
Acesse os links para estudos e realização de atividade:
http://www.infoescola.com/geografia/bric-brasil-russia-india-e-china/
http://www.coladaweb.com/geografia/paises/in
Veja ao vídeo:
http://www.brasilescola.com/geografia/as-megacidades-dos-paises-pobres.htm
http://www.brasilescola.com/geografia/conurbacao.htm
ASSISTA AO VÍDEO
( Para realizar a atividade você deverá pesquisar nos links e assistir os videos , copie as perguntas e responda no caderno que deverá ser corrigido na sala de Ciências humanas pelo o professor. Siga o modelo abaixo)
Centro Estadual Educação de Jovens e Adultos ( CEEJA) Votorantim .
Aluno:___________________________Passaporte nº_______________
Atividade Roteiro Digital Geografia
Unidade 7
1-Observe a tela de Tarsila do Amaral e responda:
A obra nos dá pistas sobre alterações que as indústrias trazem à paisagem e sobre algumas características étnicas e de gêneros dos operários. Comente esses aspectos da imagem.
2- Analise o mapa "Indústria de ponta"
Em quais regiões do mundo se concentram as principais áreas de inovações científica e tecnológicas?
3- De acordo com o vídeo industrialização responda:
Quais foram as principais características que marcaram a I e II Revolução Industrial ?
4- Em que década as novas tecnologias da informação difundiram-se amplamente?
5-De acordo com o vídeo urbanização responda:
O que é urbanização? E como ela ocorreu?
6-Por que no Brasil a urbanização foi lenta e demorou mais tempo para se concretizar?
7- Relate em poucas palavras o que você aprendeu na Unidade 7 .
UNIDADE 8
Conteúdos a serem estudados:
- Agronegócio e o meio rural brasileiro;
- Região Nordeste;
- O Rio São Francisco;
O agronegócio é formado por um conjunto de atividades interdependentes que têm em seu centro a agropecuária. Num dos pólos dessas atividades estão os fornecedores de máquinas, equipamentos e insumos agrícolas e, no outro, as atividades de processamento industrial, de distribuição e serviços.
Dessa forma, estão articulados três setores de atividade econômica: primário (agropecuária e extração vegetal), secundário (indústria) e terciário (distribuição e comercialização.
Nas últimas décadas , o Brasil transformou-se em um dos maiores produtores e fornecedores de alimentos e fibras para o mundo.A participação crescente no mercado mundial de produtos agrícolas é resultado de uma combinação de fatores como: o avanço das terras cultivadas sobre as áreas com cobertura vegetal natural chamada de fronteiras agrícolas.
Acesse os links :
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/agronegocio-atividade-alavanca-exportacoes-do-brasil.htm.
http://www.mds.gov.br/falemds/perguntas-frequentes/bolsa-familia/programas-complementares/beneficiario/agricultura-familiar
http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/setores-da-economia/agronegocio
Veja ao vídeo:
REGIÃO NORDESTE
A Região Nordeste é composta pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em seu território há uma grande diferenciação de características físicas, refletindo diretamente nas atividades econômicas e sociais da população. Devemos romper com o paradigma de que o Nordeste brasileiro é um lugar de seca, fome e miséria, e sim, saber analisar essa região tão rica em belezas naturais e diversidade cultural.
A Região Nordeste é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertão.
O meio-norte corresponde à faixa de transição entre o sertão semiárido do Nordeste e a região Amazônica, inclui os estados do Maranhão e oeste do Piauí. A vegetação natural dessa área é a mata de cocais, carnaúbas e babaçus, em sua maioria. Apresenta índices pluviométricos maiores a oeste. As atividades econômicas de maior destaque são o extrativismo vegetal, praticado na mata de cocais remanescente, a pecuária extensiva e o cultivo do arroz e do algodão.
O sertão é uma extensa área de clima semiárido, que compreende o centro da região Nordeste, está presente em quase todos os estados da região. As chuvas são escassas e mal distribuídas. A vegetação típica é a caatinga. A bacia do rio São Francisco é a maior da região e a única fonte de água perene para as populações que habitam suas margens, é aproveitado para irrigação e também é fonte de energia através de hidrelétricas como a de Sobradinho (BA). As maiores concentrações humanas estão nos vales dos rios Cariri e São Francisco. A pecuária é a principal atividade econômica, ao lado do cultivo irrigado de frutas e flores.
O agreste é a área de transição entre a zona da mata, úmida e cheia de brejos, e o sertão semiárido. A principal atividade econômica nos trechos mais secos do agreste é a pecuária extensiva; nos trechos mais úmidos é a agricultura de subsistência e a pecuária leiteira.
A zona da mata compreende uma faixa litorânea de até 200 quilômetros de largura que se estende do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia. É a sub-região mais urbanizada e populosa. O clima é tropical úmido e o solo é fértil em razão da regularidade de chuvas. A vegetação natural é a mata Atlântica, praticamente extinta e substituída por cana de açúcar. Além da cana, do cacau, do fumo e da lavoura de subsistência, destaca-se também a produção de sal marinho, principalmente no Rio Grande do Norte.
As características das sub-regiões nordestinas são de fundamental importância para a compreensão das relações sociais ali estabelecidas, outros aspectos de grande importância devem ser entendidos, para que uma análise da região seja feita sem preconceitos e distorções.
Como diz o cantor e compositor Belchior em trecho de sua canção “Conheço o meu lugar”, ao se referir do Nordeste.
Acesse os links para estudos e realização de atividades
http://www.brasilescola.com/brasil/o-setor-industrial-nordeste.htm Acesse os links para estudos e realização de atividades
http://www.brasilescola.com/brasil/o-potencial-nordeste.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_da_Regi%C3%A3o_geoecon%C3%B4mica_Nordeste_do_Brasil
Jogos educativos: Acesse os link e teste suas habilidades.
http://www.sogeografia.com.br/Jogos/
http://www.jogos-geograficos.com/jogos-geografia-Estados-do-Brasil-_pageid41.html
Assista aos vídeos sobre: O Rio São Francisco
UNIDADE 8
1- De acordo com os vídeos sobres o Rio São Francisco responda:
a) Cite os estados que são banhados pelo o Velho Chico?
b) Argumente os pontos positivos e os negativos sobre a transposição do Rio São Francisco?
2-O Agronegócio tem como base três setores de atividades econômicas .Cite-os:
3-Atualmente a Região Nordeste está atraíndo várias empresas para a região.Essa migração se deve a vários fatores tais como:
4-A Região Nordeste é rica em recursos minerais.Os destaque são para o petróleo e o gás natural.
( ) certo ( ) errado
5-Qual é a área de transição da Região Nordeste ?
6- Relate em poucas palavras o que você aprendeu na Unidade 8.
UNIDADE 9
Conteúdos a serem estudados:
- Brics : Brasil, Rússia,Índia e China.
- África: Unidade e diversidade;
- Estados Unidos, Europa e Japão.
Acesse os links para estudos e realização de atividade:
http://www.infoescola.com/geografia/bric-brasil-russia-india-e-china/
http://www.coladaweb.com/geografia/paises/in
Veja ao vídeo:
Acesse os links para estudos e realização de atividade
http://www.infoescola.com/geografia/africa/
http://www.infoescola.com/geografia/africa-subsaariana/
http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Continentes/Africa/?pg=4
Jogos educativos: Acesse os links e teste suas habilidades.
http://www.craziness.com/games/play-geography-game-africa/
Veja ao vídeo:
Estados Unidos: a potência americana
Capital: Washington
População: 313,9 milhões ( 2012)
Presidente : Barack Obama
PIB: 14,99 trilhões USD (2011)
Governo: República Federal, Presidencialismo , República Constitucional.
Os Estados Unidos têm a sua origem histórica nas 13 colônias inglesas na América do Norte, situada entre os Montes Apalaches e o Oceano Atlântico. O processo de expansão do país teve início após a independência, proclamada em 1776 e envolveu a compra ou a incorporação de territórios britânicos, franceses, espanhóis e mexicano.
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/industria-nos-eua-atividade-industrial-e-organizada-em-cinturoes.
EUROPA
Séculos antes do nascimento de Cristo , os gregos batizavam de Europa as terras que se estendiam ao norte da região banhada pelo Mar Mediterrâneo, e o chamavam de Ásia as terras orientais, situadas na direção do Sol nascente.
Até hoje, consideramos Europa e a Ásia "continentes" distintos, apesar de sabermos que eles integram uma única e imensa massa continental denominada Eurásia .Por convenção, os Montes Urais, o Rio Ural, parte do Mar Cáspio, as Montanhas Caucasianas, Mar Negro e o Mar de Marmará são utilizados como limites entre os dois continentes.
Analise o mapa : Europa Político
Paisagens Naturais
Acese os links para estudos e realização de atividade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Europa
http://www.coladaweb.com/geografia/continentes/europa-quadro-natural
http://www.brasilescola.com/geografia/europa-cultural.htm
Assista aos vídeos:
O Reino Unido
http://europa.eu/about-eu/countries/member-countries/unitedkingdom/index_pt.htm
A França
http://europa.eu/about-eu/countries/member-countries/france/index_pt.htm
A Alemanha
http://europa.eu/about-eu/countries/member-countries/germany/index_pt.htm
JAPÃO : O País do sol nascente
O Japão é conhecido como "país do sol nascente" por situa-se no extremo oriente. Em seu território,composto por mais de 3.400 ilhas, predomina o relevo montanhoso devido a força orogênicas recentes. Nele localizam-se inúmeros vulcões, muitos deles ativos, e ocorrem frequentes terremotos.
Acesse os link para estudos e realização de atividade.
http://www.brasilescola.com/japao/geografia-japao.htm
http://www.colegioweb.com.br/geografia/o-posindustrialismo-a-economia-de-servicos-e-a-sociedade-informacional.html
http://www.colegioweb.com.br/geografia/o-toyotismo.ht
Assista aos vídeos:
1-O espaço norte-americano é caracterizado por diferentes processos de industrialização. Cite-os:
2-De acordo com o vídeo '' europa economia'' responda:
a) Onde se concentram os principais centros industriais europeus ?
3-Qual a posição territorial que os Estados Unidos ocupa em relação ao mundo ?
4-Ásia e Europa são consideradas continentes distintos, apesar dos dois integrarem uma única massa continental, o que separa esses continentes ?
5- Segundo o vídeo, cite três característícas do sistema Toyotismo .
6- Relate em poucas palavras o que você aprendeu na unidade 9 .
EUROPA
Séculos antes do nascimento de Cristo , os gregos batizavam de Europa as terras que se estendiam ao norte da região banhada pelo Mar Mediterrâneo, e o chamavam de Ásia as terras orientais, situadas na direção do Sol nascente.
Até hoje, consideramos Europa e a Ásia "continentes" distintos, apesar de sabermos que eles integram uma única e imensa massa continental denominada Eurásia .Por convenção, os Montes Urais, o Rio Ural, parte do Mar Cáspio, as Montanhas Caucasianas, Mar Negro e o Mar de Marmará são utilizados como limites entre os dois continentes.
Analise o mapa : Europa Político
Acese os links para estudos e realização de atividade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Europa
http://www.coladaweb.com/geografia/continentes/europa-quadro-natural
http://www.brasilescola.com/geografia/europa-cultural.htm
Assista aos vídeos:
http://europa.eu/about-eu/countries/member-countries/unitedkingdom/index_pt.htm
A França
http://europa.eu/about-eu/countries/member-countries/france/index_pt.htm
A Alemanha
http://europa.eu/about-eu/countries/member-countries/germany/index_pt.htm
JAPÃO : O País do sol nascente
O Japão é conhecido como "país do sol nascente" por situa-se no extremo oriente. Em seu território,composto por mais de 3.400 ilhas, predomina o relevo montanhoso devido a força orogênicas recentes. Nele localizam-se inúmeros vulcões, muitos deles ativos, e ocorrem frequentes terremotos.
Acesse os link para estudos e realização de atividade.
http://www.brasilescola.com/japao/geografia-japao.htm
http://www.colegioweb.com.br/geografia/o-posindustrialismo-a-economia-de-servicos-e-a-sociedade-informacional.html
http://www.colegioweb.com.br/geografia/o-toyotismo.ht
Assista aos vídeos:
Saiba mais sobre : O sistema Just in time
Saiba mais sobre: Toyotismo
ATIVIDADE ROTEIRO DIGITAL GEOGRAFIA
UNIDADE 9
1-O espaço norte-americano é caracterizado por diferentes processos de industrialização. Cite-os:
2-De acordo com o vídeo '' europa economia'' responda:
a) Onde se concentram os principais centros industriais europeus ?
3-Qual a posição territorial que os Estados Unidos ocupa em relação ao mundo ?
4-Ásia e Europa são consideradas continentes distintos, apesar dos dois integrarem uma única massa continental, o que separa esses continentes ?
5- Segundo o vídeo, cite três característícas do sistema Toyotismo .
6- Relate em poucas palavras o que você aprendeu na unidade 9 .
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